top of page

20 PRINCÍPIOS MORAIS DO CÓDIGO DOS CAVALEIROS REVELADOS | Baseie sua vida neles e conquiste respeito

Atualizado: 17 de nov. de 2023

Você provavelmente já ouviu falar sobre o código de cavaleiros, código dos samurais ou mesmo dos Vikings.

Códigos é uma forma de nos orientarmos por uma postura moral, de força, de coragem e de valores.

Criarmos para nós um código escrito é importante para que olhemos para nossos atos e nos policiemos nos dias de insegurança e incertezas.

A coragem e honestidade de um cavaleiro eram admiradas. Era uma condição de prestígio. Eles se regiam por um código de conduta baseados em princípios morais como forma de não deixar esse poder dominar a si mesmo.



Para melhor ilustrar descreverei agora 20 princípios de um cavaleiro antes de entregar a você o meu código pessoal de conduta.

O princípio número 1 – Solidão: Têm dois pontos importantes aqui: a solidão é algo que causa dor e se você aceita essa dor ela se transforma em força, por isso devemos aprender a nos livrarmos das carências da vida e se concentrarmos em estarmos felizes com nossa companhia; é o que definimos como solitude, ato de estar sozinho com seus pensamentos, gostar da sua própria companhia, refletir para tentar dominar a si mesmo pela razão do pensamento.

Princípio número 2 – Humildade: “Nunca declare que é um cavaleiro, apenas se comporte como um”. Percebemos nesta citação que ser humilde não é se rebaixar ao outro, mas sim agir como uma pessoa que encara a vida com determinação própria e que é capaz, por meio de suas experiências, estar em meio a outros sem a necessidade de se autopromover. Ela apenas age com retidão e confiança sem ofender ou dissimular falsa bondade.

Princípio número 03 – Gratidão: Não é uma gratidão em que você faz algo esperando algo em troca. Entenda como uma capacidade de agradecer a forma como as dificuldades entram e vão da sua vida. É ser grato por estar vivo para poder tentar novamente. Ninguém deve nada a você, portanto, nunca espere de ninguém nada em troca, nem mesmo amor ou respeito. Aprenda a ser forte e a agregar valores concretos em sua vida, seja grato pelas barreiras que lhe são impostas, não entre em desespero, apenas lide da melhor forma que conseguir.

Princípio número 4 – Orgulho: Goste de si mesmo. Não se autopromova ou se vanglorie de sua sorte, todavia nunca se envergonhe do que conquistou ou de quem você é. Viva uma vida pautada nas suas convicções de forma ser uma pessoa melhor, trabalhe com dignidade, seja orgulhoso de si mesmo e do que faz, mas nunca menospreze alguém. “Um cavaleiro nunca se vangloria de ser um cavaleiro, por outro lado, nunca finge que não é um cavaleiro”.

Princípio número 05 – Cooperação: Cada uma de nós vivemos nossos próprios desafios, cada um tem seus objetivos, entretanto devemos assumir responsabilidades e valores comuns com objetivo de vivermos bem. Ao invés de reclamarmos de algo que não gostamos devemos tentar ajudar a resolver.

Princípio número 06 – Amizade: Tenha em sua vida pessoas com princípios e valores que elevam sua forma de ser ou pensar. Busque pessoas extraordinárias para construir um laço de amizade. Pessoas sem proposito no mundo ou desmotivadas são como uma bigorna amarrada aos seus pés.

Princípios número 07 – Perdão: Nunca espere de ninguém uma perfeição moral, todo mundo faz o que acha melhor para si, portanto não fique esperando que elas hajam como você sonha que deveria ser. Procure sempre o melhor nos outros, e se alguém erra contigo, se afaste sem mágoas.

Princípio número 08: Honestidade: “O que faz o cavaleiro é o próprio cavaleiro e não a armadura e a arma dele”. Suas atitudes definirão você como uma pessoa de valores e não a função ou o que você diz de si mesmo para os outros. Seja sempre integro nas suas ações.

Princípio número 09 – Coragem: “O aço mais duro, é forjado no fogo mais quente”. Seja uma pessoa que encara seus medos, que encara a vida com força quando necessário e faz o que tem que ser feito na hora que precisa ser feito. Não seja o indivíduo que espera que os outros façam por ele ou resolvam tudo por ele e muito menos aqueles que se omitem de decisões e na vida.

Princípio número 10 – Virtude: habilidade de aceitar a mudança. Aquele que é inflexível vive uma vida de frustrações, pois não entende que a vida é como é, as cosias são o que são e você deve se adaptar a ela.

Princípio número 11 – Paciência: Uma mente impaciente é uma mente ansiosa e perturbada. Este estado mental não leva a uma visão clara da realidade. Quem não percebe o mundo de forma clara não enxerga as coisas com precisão. Consegue ver apenas seus medos e passa a ser reativos a eles.

Princípio número 12 – Tempo: Um cavaleiro sempre faz do tempo seu aliado. Há sempre um momento da ação e da inação. O que se faz com pressa logo se desfaz. Um cavaleiro sabe que deve viver no presente e se desprender do passado e das preocupações futuras, pois ele é mortal.

Princípio número 13 – Justiça: Todo cavaleiro deve nutrir em si um sentimento de justiça e agir com retidão. Ele não tolera a injustiça e nem age de tal forma.

Princípio 14 – Generosidade: Você nasce e morre sem nada. Deve entender que não pode se apegar a coisas ou circunstâncias. Prefira uma postura mais austera perante a vida, acrescentando ao mundo, alguém que pelo viver bem inspira os outros a quererem ser melhores a cada instante.

Princípio 15 – Disciplina: Busque a excelência na sua vida. Treine sua mente para fazer o que não quer fazer, assim ela reagirá para a melhor decisão na hora do desespero. Alguém que foge da dor, nunca aprenderá a lidar com ela quando sentir.

Princípio 16 – Dedicação: Esforço medíocre, resultado medíocre.

Princípio 17 – Falar Mal: Não gaste seu tempo falando mal dos outros; julgando pessoas; dando notícias das quais não tem certeza ou criticando sem apresentar uma solução. Difamar ou injuriar alguém não traz resultados positivos nem para você e nem para o outro. Prefira uma postura de respeito e sinceridade, assim terá no mínimo pessoas que não aprovam e nem desaprovam suas atitudes.

Princípio 18 – : Às vezes é necessário saber menos para entender mais. Trabalhe sua espiritualidade da maneira que acredita. Cultue bons valores.

Princípios 19 – Igualdade: Trate as pessoas com respeito e tolerância.

Princípio 20 – Morte: a vida de um cavaleiro é uma eterna serie de despedida, ele se preocupa apenas como seu modo de viver o presente e como isso ecoará pela eternidade, pois se sabe que a vida é como um fio, sendo que não devemos nos prender a coisas inúteis para nosso bem-estar.


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • TikTok
  • Instagram
  • Youtube
  • Amazon - Black Circle

© 2022 by Canal Método e Valor 

Aviso Importante: O conteúdo deste site Método e Valor (Citações e Reflexões) é de desenvolvimento pessoal, reflete opiniões pessoais e não constitui aconselhamento profissional. Não nos responsabilizamos por possíveis consequências decorrentes da interpretação das informações. Recomendamos exercer discernimento e buscar orientação profissional quando necessário. Nosso objetivo é fazer com que você busque construir um pensamento crítico, além dos artigos do nosso site.

bottom of page